https://santamelancia.blogs.nit.pt
  • Sobre mim
  • Receitas
    • Pequenos Almoços
    • Snacks
    • Sopas
    • Saladas
    • Pratos
    • Acompanhamentos
    • Sobremesas
    • Chás & Infusões
    • Sumos & Batidos
  • Artigos
  • Parceiros
  • Livros
  • Loja
  • Contactos
  • Marcar consulta
  • Facebook
  • Instagram
  • mail
  • Sobre mim
  • Receitas
    • Pequenos Almoços
    • Snacks
    • Sopas
    • Saladas
    • Pratos
    • Acompanhamentos
    • Sobremesas
    • Chás & Infusões
    • Sumos & Batidos
  • Artigos
  • Parceiros
  • Livros
  • Loja
  • Contactos
  • Marcar consulta
  • Facebook
  • Instagram
  • mail
  • Sobre mim
  • Receitas
    • Pequenos Almoços
    • Snacks
    • Sopas
    • Saladas
    • Pratos
    • Acompanhamentos
    • Sobremesas
    • Chás & Infusões
    • Sumos & Batidos
  • Artigos
  • Parceiros
  • Livros
  • Loja
  • Contactos
  • Marcar consulta
  • Facebook
  • Instagram
  • mail
  • Home
  • Alimentação Funcional
  • Sinais de Mudança…

Sinais de Mudança…

Publicado em 22/01/2018
por Lillian Barros
Categorias:
  • Alimentação Funcional
  • Alimentação Infantil
  • Artigos
  • Santa melancia

 

Segunda-feira de manhã recebi em casa uma encomenda… era uma maçã com o símbolo da McDonald’s (na verdade uma lancheira térmica com o formato de maçã e o logo da marca)! Achei engraçada e abri curiosa! Afinal não era uma brincadeira! Lá dentro tinha frutas, cenouras e… Gugas (lembram-se deles?).

Pelos vistos há novidades: A McDonald’s, em associação à Nutri Ventures, criou uma iniciativa pedagógica, que visa

incentivar o consumo de frutas e vegetais, junto das crianças e das suas famílias.

Ao comprar um Happy Meal, é possível optar por novas e diferentes variedades de frutas (de acordo com a época) como maçã de Alcobaça, uva sem grainha, pera rocha, meloa ou abacaxi, cenouras baby, assim como diversas receitas de sopa. Agora, ao fazê-lo, receberão um código que deve ser inserido na APP da iniciativa, chamada MyGuga e, ao cumular 3 códigos, a McDonald’s oferece um Guga colorido da série de animação Nutri Ventures com a qual trabalhei durante vários anos. Existem 4 diferentes para colecionar e, se conhecem a história, sabem que são uma animação, com personalidades muito diferentes. Quem me acompanha há mais tempo, sabe o carinho especial que tenho pelo projeto e pela missão da Nutri Ventures. Aliás o nome do blog existe graças à inspiração de uma das personagens da série, que tinha expressões peculiares entre as quais: “Santa Melancia”! (vê AQUI)

 

Bom… mas será que estas são realmente boas notícias?

Ter frutas e vegetais no menu não torna as batatas fritas menos fritas, nem o sal menos salgado, é verdade, mas sem dúvida que melhora a combinação final. Se, no momento da escolha incentivarmos as crianças a optarem por ingredientes mais equilibrados através da brincadeira, talvez consigamos mudar alguma coisa!

É uma iniciativa que pode funcionar, quer pelo consumo direto propriamente dito, quer pelo exemplo que transmitem e que pode ser imitado em casa! Se comer frutas e vegetais voltar a ser divertido (tão ou mais divertido do que comer batata frita), talvez contribua efetivamente para estimular, nas crianças, o hábito de comer de forma mais equilibrada, incentivando-as a aumentarem o consumo de frutas e vegetais. Um aspeto que permite contrariar a realidade revelada pelo Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (2015-2016), que destaca que 68,9% das crianças não cumpre a recomendação da Organização Mundial da Saúde de consumir mais de 400 g/dia (equivalente a cinco ou mais porções diárias).

 

Como sabem sou nutricionista e defendo uma alimentação saudável, genuína e autêntica, em consulta e fora dela. Não sou fundamentalista, é certo, e acredito na mudança, no crescimento e na melhoria de conceitos.

Quem podia imaginar há 5-10 anos atrás que poderíamos comprar frutas e vegetais frescos num restaurante McDonald’s? Arrisco-me a dizer: Ninguém!

Não sendo (como seria de esperar) uma defensora do consumo de fast food de forma regular, deixa-me feliz poder assistir à mudança dos tempos e testemunhar uma cadeia como a McDonald’s, outrora associada exclusivamente ao mundo dos fritos, doces e salgados, hoje a oferecer opções de frutas e vegetais frescos nos seus menus. É nestes pormenores que podemos dizer que a nossa luta tem valido a pena! Este caminho tem sido conseguido graças à

mudança de mentalidades do consumidos cada vez mais exigente e graças ao trabalho de empresas, como a Nutri Ventures que tem tido, a meu ver, um papel determinante na sensibilização das crianças pelo entretenimento. Uma forma, que acredito funcionar muito melhor do que a imposição (vê mais AQUI).

Somos consumidores cada vez mais informados, mais preocupadas com o que comemos e afinal de contas defendermos uma alimentação saudável está realmente a ter impacto, até mesmo, nas grandes marcas internacionais!

 

(Visited 138 times, 1 visits today)
  • Alimentação Infantil
  • Alimentação Saudável
  • Mudanças Alimentares

Lillian Barros

Olá! O meu nome é Lillian Barros, uma canadiana, criada no Algarve, a construir uma família de alfacinhas. Sou nutricionista, mãe de uma pipoca, grávida de um feijãozinho e dona de um labrador em constante dieta. Apaixonada pela minha profissão, neste blog partilho dicas e receitas deliciosamente saudáveis que inspiram os meus pacientes todos os dias.

Adicione o seu comentário Cancelar resposta

Lillian Barros

Lillian Barros

Olá! O meu nome é Lillian Barros, uma canadiana, criada no Algarve, a construir uma família de alfacinhas.
Sou nutricionista, mãe de uma pipoca, grávida de um feijãozinho e dona de um labrador em constante dieta.

Apaixonada pela minha profissão, neste blog partilho dicas e receitas deliciosamente saudáveis que inspiram os meus pacientes todos os dias.

Mais vistos

  • ÁGUA DETOX DE LIMÃO E GENGIBREÁGUA DETOX DE LIMÃO E GENGIBRE
  • BOLO DE CANECA FITBOLO DE CANECA FIT
  • ÁGUA DETOX DE PEPINO HORTELÃÁGUA DETOX DE PEPINO HORTELÃ
  • OVOS NO FORNOOVOS NO FORNO

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

2019 © Lilian Barros, todos os direitos reservados

ENTRETANTO NA NiT

Antes da isenção do IVA, produtos do Pingo Doce aumentam de 2,87€ para 3,29€

Antes da isenção do IVA, produtos do Pingo Doce aumentam de 2,87€ para 3,29€

Atenção, fãs de chamuças: os sabores indianos vão invadir o JNcQUOI Asia

Atenção, fãs de chamuças: os sabores indianos vão invadir o JNcQUOI Asia

A nova burla no WhatsApp que está a deixar milhares sem contas

A nova burla no WhatsApp que está a deixar milhares sem contas