AVEIA CROCANTE DE CANELA & AVELÃ
Chamo-lhe "aveia crocante" e é uma delícia!

0 0
AVEIA CROCANTE DE CANELA & AVELÃ

Partilhe na sua rede social:

Or you can just copy and share this url

Ingredientes

Ajustar doses:
3 chávenas de flocos de aveia moagem fina ou grossa
1 chávena de sementes de linhaça
1/2 chávena de sementes de chia
1 chávena de avelãs
1 pitada canela em pó a gosto
Características:
  • Baixo em calorias
  • Baixo em gordura
  • Saudável
  • Sem Lacticínios
  • Sem Lactose
  • Sem Ovo
  • Vegan
  • Vegetariano
  • Vegetariano (ovo-lacto)

Muito mais saboroso do que a aveia em cru e muito mais saudável que a granola clássica... podia chamar-lhe granola falsa, mas aveia crocante é muito mais interessante!

  • 45
  • Serve 20
  • Fácil

Ingredientes

Partilhar
De há uns anos para cá, muito se fala em granola… mais uma moda do nosso país irmão que parece estar cá para ficar. Ainda por cima “diz que é saudável”! Será mesmo?
A ideia parece interessante, as combinações intermináveis e o sabor final quase sempre delicioso.
A base normalmente é de aveia ou outros cereais, com uma mistura de sementes, frutos secos, mel ou outro xarope e gordura (normalmente óleo de coco, quando a tentativa é apontar no sentido do saudável).
Sempre que compro granolas de pacote nos supermercados comuns, parecem-me extremamente doces. Quando confiro o rótulo nutricional percebo porquê!
O problema é que muitas marcas comerciais estão carregadas de açúcar adicionado e gordura. Mas, como tudo o que vira moda tem vendas as quase asseguradas, parece que agora tudo pode ser granola a preço acrescido (claro!)… para rematar se a moda for associada ao “saudável” então é a perfeita pele de cordeiro para o lobo mau! Não se deixem enganar e leiam rótulos, por amor da santa (melancia)!
Aprende a ler rótulos AQUI
Tenho partilhado nos meus instastories as receitas que faço em casa de aveia crocante (#istonaoégranola) e pelas mensagens que recebo sempre que as preparo parece que a coisa está a fazer furor e a suscitar curiosidade.
Sigam o perfil de Instagram @NutricionistaLillian AQUI

A pedido de muitos seguidores hoje partilho uma das minhas receitas preferidas, que espero que gostem!
Normalmente faço tudo a olho porque sou preguiçosa, mas como o resultado saber sempre tão bem não me preocupo muito com a coisa, mas nesta receita tentei acertar as proporções com medidas caseiras. Depois podem sempre ajustar aos vossos gostos, sem problema algum. Como quase todas as minhas receitas, quero que sirvam como inspiração para poderem ser versáteis. Podes trocar as sementes ou os frutos secos caso prefiras outros!

Agora é só prepararem em casa e vão ver como ser saudável não é sinónimo de sem sabor.
Não lhe chamo granola porque não adiciono qualquer tipo de xarope adoçante ou gordura, nem sequer as saudáveis, como o óleo de coco ou o típico mel. Em vez disso recomendo misturas saborosas de ingredientes diferentes que vão ao forno (ou numa versão mais reduzida e express pode ser feita na frigideira). Ficam estaladiços, torrados, crocantes… uma versão aldrabada e saudável dos cereais de pequeno almoço que costumo recomendar em consulta e que faz as delicias dos meus pacientes.
(Visited 2.310 times, 1 visits today)

Passos

1
Concluído
5 min

Misturar os ingredientes

Num tabuleiro para levar ao forno coloca uma folha de papel vegetal cortada mais ou menos à medida. Sobre o papel vegetal coloca todos os ingredientes. Mistura utilizando as mãos ou duas colheres.

2
Concluído
30 min

Levar ao forno

Leva ao forno pré aquecido a 120-130ºC durante cerca de 30 minutos.
NOTA: normalmente ao fim de 30 minutos vejo como está a mistura, remexo com a ajuda de uma colher e, se necessitar, aumento um pouco o tempo, garantindo que ficam bem tostadinhas.

3
Concluído
10 min

Deixar arrefecer e reservar

Deixa arrefecer e guarda num frasco com tampa, para tarde juntares às tuas receitas de pequeno almoço ou lanches.

Lillian Barros

Olá! O meu nome é Lillian Barros, uma canadiana, criada no Algarve, a construir uma família de alfacinhas. Sou nutricionista, mãe de uma pipoca, grávida de um feijãozinho e dona de um labrador em constante dieta. Apaixonada pela minha profissão, neste blog partilho dicas e receitas deliciosamente saudáveis que inspiram os meus pacientes todos os dias.

anterior
ÁGUA DETOX DE MORANGO, LIMÃO E ALECRIM
próxima
SOPA DE CENOURA, LARANJA E COENTROS 
anterior
ÁGUA DETOX DE MORANGO, LIMÃO E ALECRIM
próxima
SOPA DE CENOURA, LARANJA E COENTROS 

Adicione o seu comentário