COMO FAZER MANTEIGA GHEE?
Cheira a manteiga, sabe a manteiga, mas é GHEE!

0 0
COMO FAZER MANTEIGA GHEE?

Partilhe na sua rede social:

Or you can just copy and share this url

Ingredientes

400g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
1 litro de água
Características:
  • Sem Lactose
  • Vegetariano (ovo-lacto)
  • Média

Ingredientes

Partilhar

Quem frequenta lojas específicas de produtos naturais ou os novos supermercados biológicos espalhados um pouco pela cidade,já se deparou certamente com manteiga clarificada ou ghee à venda.

Pois eu já… e por vezes fico desmotivada pelo preço que estes produtos apresentam. É verdade… é mais fácil pegar da prateleira e levar diretamente para a cozinha, pronta a utilizar, mas sai-nos bem mais em conta se clarificarmos a nossa manteiga em casa.

Se pensar bem… o trabalho não é muito, nem o grau de dificuldade… é tudo uma questão de tempo e paciência.

Há quem clarifique a manteiga directamente na panela, sem necessidade de banho maria. Se por um lado facilita o processo e o torna mais rápido, há contudo maior probabilidade de deixar queimar a manteiga.

Acaba por ser um método mais meticuloso.

Nem sempre conseguimos rápido e bem. Se optar por derreter a manteiga directamente da panela, não te descuides! É importante não atingir temperaturas elevadas que ponham em causa a estrutura química dos ácidos gordos presentes na manteiga. O lume deve manter-se sempre no mínimo.

A ghee é sem dúvida uma opção viável e muito mais saudável do que as manteigas e margarinas (veja post sobre o eterno duelo AQUI).

(Visited 1.675 times, 1 visits today)

Passos

1
Concluído

Preparar um banho maria

Coloca a manteiga num recipiente próprio para levar a banho maria (como pirex, por exemplo). Numa panela coloca a água e leva ao lume até ferver. No seu interior coloca um outro recipiente com a manteiga para derreter.

NOTA: é importante lembrar que devido à eventual perda de alguma da água por evaporação e a eliminação dos sólidos do leite, a manteiga ghee obtida apresenta um volume mais reduzido quando comparado ao que inicialmente tinhas de manteiga.

2
Concluído

Deixar derreter

À medida do tempo, enquanto a manteiga derrete irá formar-se uma espécie de espuma branca que se vai acumular à superfície do líquido. Com o auxilio de uma escumadeira retira e descarta a espuma formada durante o processo.
Quando a produção de espuma branca cessar, desliga o fogo. 
No final encontra no fundo do recipiente uma quantidade variável de um depósito esbranquiçado (varia em quantidade dependendo do tipo de manteiga utilizada), que constitui na realidade a lactose existente na manteiga. Para ter a certeza que a sua ghee é desprovida de lactose opte por filtrar com cuidado o líquido obtido para um frasco, com tampa e armazena.

NOTA: podes armazenar a sua ghee à temperatura ambiente ou no frigorífico por um período de 3-4 meses.

Lillian Barros

Olá! O meu nome é Lillian Barros, uma canadiana, criada no Algarve, a construir uma família de alfacinhas. Sou nutricionista, mãe de uma pipoca, grávida de um feijãozinho e dona de um labrador em constante dieta. Apaixonada pela minha profissão, neste blog partilho dicas e receitas deliciosamente saudáveis que inspiram os meus pacientes todos os dias.

anterior
REMÉDIO CASEIRO CONTRA GRIPE E CONSTIPAÇÕES
próxima
INFUSÃO DE CAVALINHA, CANELA e BAGAS DE GOJI
anterior
REMÉDIO CASEIRO CONTRA GRIPE E CONSTIPAÇÕES
próxima
INFUSÃO DE CAVALINHA, CANELA e BAGAS DE GOJI

Adicione o seu comentário