Ingredientes
-
16 c. sopa de sementes de sésamobrancas
-
1-2 c. sopa de sal marinhonão refinado
Para temperar saladas, sopas ou mesmo pratos de carne ou peixe a maior parte das pessoas não prescinde do sal. Apesar de já existirem soluções mais equilibradas dentro dos vários tipos de sais, dando preferência sempre ao sal marinho, flor de sal ou sal rosa dos Himalais em detrimento do sal refinado, podemos reduzir o seu consumo para menos de metade se optar por dar sabor de outras formas.
Há as especiarias, as ervas aromáticas, o limão e o alho, sim é certo, mas podemos preparar misturas de sal com outros ingredientes para salgarmos com mais sabor e com muito menos sódio.
Tenho vários exemplos nos meus livros e o Gomásio é um deles. Conseguimos encontrar Gomásio à venda em lojas específicas de produtos dietéticos ou em supermercados biológicos e saudáveis, mas os preços são muitas vezes proibitivos! Se prepararem em casa é tão simples e tão mais económicos… para além de saberem exactamente as quantidades que estão a utilizar e a qualidade dos ingredientes que usam. Podem ainda fazer como eu e darem asas à vossa imaginação, personalizando as várias misturas utilizando as vossas especiarias prediletas ou as sementes da vossa eleição.
Arrisquem… e partilhem que eu gosto de saber o que é inventado desse lado.
Passos
1
Concluído
6min
|
Tostar as sementes de sésamoNuma frigideira, sem qualquer tipo de gordura, alourar as sementes de sésamo. Mexer sempre para garantir que não queimam. |
2
Concluído
10min
|
Deixar arrefecer e esmagarDepois de tostadas e alouradas, verter a mistura num almofariz e com um pilão macerar manualmente, até obteres uma mistura mais ou menos homogénea. |
3
Concluído
2min
|
Guardar e reservarColocar num frasco de vidro com tampa, bem fechado e reservar no frigorífico. |